• Guiga Bonan

Nossas Praças Têm Histórias #2 - Praça Paris




Jardins no melhor estilo Francês, esculturas neoclássicas com muita formosura, tudo numa composição simétrica e ainda por cima, próximo ao cartão postal do Aterro do Flamengo. Essa é a Praça Paris e vamos contar um pouco sobre sua história.


Após o grande aterramento realizado sobre a praia da Glória com a terra provinda do Morro do Castelo, iniciou-se um processo urbanístico para criar o que conhecemos hoje como Aterro do Flamengo. Um desses marcos é a Praça Paris.


O projeto é do urbanista francês Alfred Agache e foi realizado durante a gestão do prefeito Antônio Prado Júnior em 1926. Na época o governo não media esforços para tornar o Rio de Janeiro numa Paris dos Trópicos.





A praça que foi inaugurada em 1929 com uma enorme aceitação da população carioca. O projeto que se estenderia com o arquiteto Agache infelizmente não seguiu em frente pelo custo. Mas hoje temos sua assinatura nessa linda praça que frequentemente por falta de manutenção da prefeitura fica fechada ao público e sem o mesmo glamour.




13 visualizações

©2019 por Rio Boa Praça. Orgulhosamente criado com Wix.com