• Guiga Bonan

Nossas Praças Têm Histórias #1 - Praça da República


A área que se encontra o Campo de Santana era em tempos coloniais uma zona rural da cidade, conhecida pelo nome “Campo da Cidade”. O tempo passou e a urbanização de nossa metrópole tomou boa parte dessa área, mas os jardins de nossa praça da República foram felizmente preservados com sua linda flora e suas memórias.


O Parque Campo de Santana e sua região serviram de cenário em momentos históricos da nação brasileira, como aclamação do imperador Pedro I do Brasil e nossa Proclamação da República Brasileira, além de protestos civis como a Revolta da Vacina.

Sim, esse lugar testemunhou o Império e a República nascerem. Provas de sua importância histórica fica ao lado da nossa praça, o prédio neoclássico que abriga atualmente o Arquivo Nacional e a Faculdade de Direito da UFRJ, onde num passado não tão distante funcionava o Senado brasileiro.


Esse patrimônio histórico nos fornece um ambiente totalmente aconchegante na região central da cidade, nos garantindo desafogo no meio do labirinto de cimento com prédios, ruas, comércios e outros elementos urbanos que contemplam nosso centro carioca.


Autor das fotos: Edvaldorio


Fontes:

http://visit.rio/que_fazer/campodesantana/

https://bit.ly/3cR4FOa



32 visualizações

©2019 por Rio Boa Praça. Orgulhosamente criado com Wix.com